terça-feira, novembro 29, 2005

sábado, novembro 26, 2005

Nacional é líder

Para além do usual repetitivo noticioso sobre os (três) grandes, só tem havido Braga, Braga e mais Braga. Surpresa, qualidade, outsider, etc. Até uma nota da UEFA realçando o facto de uma equipa de fora de Lisboa e Porto poder ganhar, pela primeira vez a Super-Liga.
Nacional? O que é isso? Não é uma fábrica de bolachas...
Até ontem... depois de duas vindas à Madeira.
Será que a imprensa continental irá dar por isso (novo líder)? Ou teremos Braga perdeu ao invés de Nacional ganhou? Ou Braga perde liderança em vez de Nacional chega ao topo da Super-Liga?

terça-feira, novembro 22, 2005

Madeira Região Europeia

Continua o correspondente a corresponder. Limitadamente, apenas e sempre só sobre este tipo de assuntos (só para assinantes). Terá informado os seus leitores, na devida altura, sobre os eventos ocorridos?
O Editorialista Nuno Pacheco, no mesmo número do Público, pega no assunto e questiona se "faz sentido pedir dinheiro à Europa para pôr a cantar no Funchal ...". Diz que um projecto ... benificiário de generosos fundos comunitários gastou 3,4 milhões de euros em espectáculos...".

1)Tolentino Nóbrega, no mesmo número refere: "os eventos contaram com 792 mil euros do orçamento regional", um milhão de euros de patrocinadores, 800 mil euros da venda de bilhetes e 18 mil euros de merchanding. Afinal, há outras receitas...
2)Os fundos comunitários são fundos regionais. Se gastos nestes eventos, não são gastos em outras iniciativas e investimentos. Quem terá de ajuizar sobre essa aplicação são os madeirenses, nas próximas eleições. E, quanto muito, as entidades gestoras e de controlo dos próprios fundos.

Entretanto o Público vai continuando a desinformar a opinião pública continental...

domingo, novembro 20, 2005

De volta

Tolentino de volta (só para assinantes). Noticiando obstáculos do Governo da República a mais investimento na Madeira, negando empréstimos (destinados a obras comparticipadas pela UE). Mas, à sua maneira...

quinta-feira, novembro 17, 2005

Autarquias cobram ao Estado

As autarquias anunciaram que iriam cobrar ao Estado os custos de serviços que são de competência central. Na Madeira, para além dos valores recebidos -a menos- devido ao incumprimento da Lei de Finanças Regional, poderiam ser contabilizados os custos de aluguer das instalações universitárias (um investimento regional que deveria ter sido nacional) e dos edifícios públicos como o Palácio de S.Lourenço. Mesmo que por decisão unilateral, iam-se somando valores...

quarta-feira, novembro 16, 2005

Confusões socráticas

Entre assuntos partidários e assuntos de Estado...
Será que compromissos de Estado são desconsideráveis quando assumidos por governos anteriores, só porque eram de cores partidárias distintas?

terça-feira, novembro 15, 2005

E se...

Durão Barroso reunisse e concertasse com Marques Mendes as decisões a tomar sobre dossiers europeus com Portugal?
O que diriam os correspondentes e comentaristas do costume?
Pois é isso que acontece na Madeira quando o Governo da República chama o líder socialista regional para discutir certas matérias.
Ver atitudes do Ministro da Defesa...

domingo, novembro 13, 2005

Birra socialista contra a Madeira...

Já não bastam os casos anteriores. Agora, não há entrega à Região do Palácio de S.Lourenço. Mas, as intenções são claras.

sábado, novembro 12, 2005

Decisões precipitadas

O IVA nas Ilhas já não pode baixar mais (no Público, só para assinantes). A proposta do PSD choca com o limite definido na Lei de Finanças das Regiões Autónomas, que é de 30% abaixo da taxa nacional. Ao contrário do que afirmava, na RTP-Madeira- "o GR pode baixar mais o IVA" - o correspondente madeirense do Público...
Os possíveis investimentos internacionais na Zona Franca da Madeira, vão mesmo embora... caso nada se altere.

quinta-feira, novembro 10, 2005

Fita política para Orçamento Açoreano

É fita de Carlos César para obter vantagens de Sócrates. Ver aqui.
Mais grave é o facto do orçamento não assegurar o cumprimento das Leis de Financiamento Locais e Regionais (não actualiza os valores) onde a atribuição de verbas está claramente determinada (igual para todos) , "poupando" 100 milhões de euros, com a justificação da contenção. Mas, em paralelo, cria um "saco" de 200 milhões de euros para ... atribuição indiscriminada. Ver aqui, posição da CDU, de onde se retira o texto seguinte, bem claro:
No seu discurso, Jerónimo de Sousa afirmou que o OE "não cumpre a Lei das Finanças Locais, preferindo engordar o saco azul de distribuição arbitrária". "Isto é, não cumpre as transferências com carácter objectivo e segundo os princípios da lei, para aumentar, as verbas disponíveis para distribuição segundo critérios em que predominarão interesses partidários", acusou.

quarta-feira, novembro 09, 2005

Orçamento Açoreano (antes Limiano)

Certamente que a Madeira laranja terá tratamento idêntico à da rosa açoreana.

domingo, novembro 06, 2005

Ministra (diz que) não sabia...

Sobre devolução de documentos madeirenses na Torre do Tombo, para o novo Arquivo Regional: afinal (ver post de 08/10) a Ministra da Cultura não sabia... Terá sido um tecnocrata do seu gabinete que controlou o processo. Ver mais uma opinião, aqui.

sábado, novembro 05, 2005

Duzentos e vinte milhões de euros para a RTP em 2006

Cá está. No Orçamento de 2006. As autarquias e as Regiões Autónomas têm de ser solidárias. Com a RTP...

Hostilidade Militante

do Governo da República. Boicote do partido socialista - Madeira. Ver.

quarta-feira, novembro 02, 2005

Os dinheiros que o Governo da República dá a empresas públicas de transportes

a) CARRIS (Lisboa) 42,484 milhões de euros; b) STCP (Porto) 15,25 milhões de euros; c) REFER (Lisboa) 32,791 milhões de euros; d) CP (Lisboa) 21,236 milhões de euros; e) METRO DE LISBOA 21,236 milhões de euros; f) METRO DO PORTO 2,357 milhões de euros; g) TAP (Lisboa) 16,296 milhões de euros; h) SATA (Açores) 5,788 milhões de euros; i) SOFLUSA (Lisboa) 3,687 milhões de euros; j) TRANSTEJO (Lisboa) 5,259 milhões de euros.

Tese e Antítese

O blogue Tese e Antítese fez referência ao AntiPúblico. Agradecemos a atenção, mas aproveitamos para contribuir para atenuar o "espanto" de José:

Tese e Antítese. O título do seu blogue. Com "razões de ser" bem clarificadas.
Tese e Antítese: nada mais nada menos, o objectivo do blogue que você não imaginava que pudesse existir...
Bom. Se reparar, faz-se muito pouco juizo de valor sobre os factos. Apenas se colocam disponíveis duas fontes de informação contraditórias.
Tese e Antítese. Público e AntiPúblico.
Custará muito conhecer o OUTRO ponto de vista? Antes de tomar partidos? Antes de definir opinião?
Tese e Antítese. Que informação recebe você sobre a Madeira? Já avaliou isso? Já colocou em questão a idoneidade da mesma? O mais provável é que não o tenha feito. O blogue não pretende defender ou atacar seja o que for ou quem for, apenas situar, em paralelo todos os pontos de vista...
Tese e Antítese. E se tudo isto lhe parece estranho, é porque você será, certamente, um dos que apenas tem acedido a um dos lados da opinião... logo, um dos a quem mais se destina este blogue. Para deixar de aceder apenas à Tese e passar a juntar-lhe a Antítese...

terça-feira, novembro 01, 2005

Não estraguem o que ainda resta

Tipico dos socialistas. Procuram a redução das desigualdades tirando aos bons que trabalharam para dar aos maus que falharam...
Ver texto de Alberto João Jardim, no Jornal da Madeira.