quarta-feira, setembro 29, 2010

As contas de Tolentino nos Barreiros

Hoje, o jornalista Tolentino voltou a brilhar num seu trabalho sobre os apoios públicos à remodelação do Estádio dos Barreiros.
Fez as suas "contas" e deu como bom o valor de 80 milhões de apoios.
Mas como?
Partiu de 31 milhões. Somou-lhe 15 milhões de encargos.
Inventou 16,8 milhões de IVA.
E ainda 17 milhões (valor do velho estádio e terrenos anexos).
Ora:
Os 31 milhões são a base aceitável para a obra. Os encargos bancários de 15 milhões (pagamentos diferenciados até 2026) são os normais e podem ser suportados pelo Clube no processo de exploração das áreas sob as bancadas.
Quanto ao IVA, duas coisas: a taxa de IVA, por agora, na RAM é de 15%. Para não chegarmos a 16,8 milhões basta saber menos de matemática do que uma criança do 1º Ciclo.
O IVA é um imposto totalmente reversível para o GR ou seja, valor pago é valor recebido. Resultado zero. Haja ou não investimento.
Quando ao velho Estádio e terrenos anexos, para o GR, não há um valor, mas um ónus: o custo das obras de reabilitação que terão de ser feitas pois como está, o espaço é inútil. E mais desvalorizado é o mesmo quando se sabe que ali não pode haver qualquer investimento residencial por oposição do PDM, mas acima de tudo, por compromisso com os anteriores proprietários do terreno, que o cederam à Junta Geral a troco da garantia do uso desportivo e da respectiva manutenção (física). Que agora urge.
Pelo que, para o Governo Regional, o valor do espaço é... -31 milhões (menos trinta e um milhões). Exactamente o custo do investimento no local, que agora decidiu fazer com o Marítimo.
Caso os encargos bancários fiquem com a exploração comercial (arrendamento de 10 mil metros quadrados) e sabendo que o IVA é integralmente reversível, o resultado final da operação é nulo. Pois o gasto esperado é o gasto incontornável na remodelação da infraestrutura, pelo Marítimo ou pelo Governo.
Claro que para Tolentino, 31 milhões que são o custo da remodelação do espaço (sua responsabilidade herdada da Junta Geral) são 80 milhões...