sábado, outubro 01, 2005

Abertura

.
Desde o início dos anos 90, com a estabilização da democracia em Portugal, foi mais ou menos evidente, em cada momento, da existência em Portugal de uma imprensa, quase toda ela instrumentalizada pela esquerda.

Sentiu-se isso nos anos finais de Cavaco e aquando do embuste contra Santana Lopes.

Sentiu-se bem isso (por ausência) durante os "rosas" anos de Guterres e sente-se, da mesma forma, actualmente, com Sócrates.

Hoje, a mesmíssima política (muito mais agressiva) e idênticas "trapalhadas" (como ficaram conhecidas as demissões extemporâneas de ministros) deixaram de ser motivo de pressão da imprensa tal como aconteceu ao longo do Verão/Outono de 2004.

A incoerência e a contradição são tão evidentes que chocam. Sócrates pouco mais fez que seguir e reforçar políticas económicas e reformistas que, se vindas de um governo de direita, dariam azo a uma enormíssima barreira de protestos e luta por parte da imprensa (a que se juntaria a esquerda – sempre – protestante da CDU e BE e, sem surpresa, o PS, sempre irresponsável na oposição). Como é uma (pseudo) esquerda que está no poder, as coisas vão se passando tranquilamente.
Mas, a situação actual é (interiormente) difícil para os jornalistas e “verdadeiros” socialistas: o socialismo foi, por Sócrates, bem guardado na “gaveta”. O primeiro-ministro está a governar em terrenos reformistas e completamente estranhos ao PS. Sapos e elefantes têm sido a ementa mais comum no dia a dia dos alegres, soaristas, tralha e rosas do coração…

O que é certo é que este poder (imprensa) tem obtido resultados. O País está todo sob uma maioria absoluta rosa, incluindo o Presidente da República. Todo? Não. Uma pequena “aldeia gaulesa”… Perdão. Uma pequena ilha atlântica vai lutando e se mantendo fora do “jugo” rosa.

O panorama autárquico é um pouco diferente, pois a proximidade dos eleitores com os eleitos esbate um pouco o tal poder dos média. É mais difícil "criar" uma mentira nos jornais.

A Madeira é - talvez por ser o último bastião não esquerdista - uma das grandes vítimas da máquina jornalística continental. Toda a informação que ultrapassa o Atlântico e chega ao continente português é cuidadosamente seleccionada. Depois, alguns comentadores e colunistas de esquerda (são quase todos) tratam de divagar sobre um e outro caso, na maioria sobre uma mentira, criando e fazendo a opinião nacional sobre a Madeira e sobre os madeirenses.

Não se estranha que o jornalista A, residente na estação X, seja comentador convidado na estação Z e escreva uma coluna no jornal P. E vice versa, todos se convidam uns aos outros, mantendo a “opinião pública” devidamente (e mal) informada pois reduzida ao ponto de vista cozinhado pelo grupo… Atenção, há excepções. Mas poucas e isoladas.

Curiosamente, este estado de coisas é claramente detectado e combatido pelo mundo blog liberal português. Mas, por alguma razão, o caso Madeira, talvez por falta de reflexão (a Madeira é muito pequena e fica relativamente fora dos interesses e preocupações nacionais) não é (ainda) reconhecido como mais uma vítima da máquina trituradora da imprensa continental...

Será que os continentais menos conhecedores da Madeira alguma vez se terão questionado sobre a qualidade e quantidade da informação que lhes chega e que “constrói” a sua imagem sobre a realidade regional?

Não estranham que os madeirenses, desde há 30 anos, continuem a votar na continuidade? Estranham. Mas concluem que, certamente, os madeirenses serão pouco cultos e informados, pois com tudo o que sabem da Madeira, nunca poderiam votar sempre no mesmo… E n
ão questionam que haverá aqui “gato escondido com rabo de fora”. Mas ele existe: é a imprensa continental ao serviço da esquerda e, logo, contra a Madeira e os seus governantes.

É preciso que os continentais liberais e de visão mais aberta iniciem esse processo de questionarem a qualidade da informação que lhes chega da Madeira. E, pesquisando devidamente, verificarem que estão, simplesmente, a ser enganados. E bem enganados. Sem sequer darem por isso.

Concretizando: o Público é dos jornais mais importantes no País. As notícias que publicam sobre a Madeira, ou são inócuas (vindas da LUSA) ou têm origem no seu correspondente local Tolentino de Nóbrega. Estas nada têm de inocente. São única e exclusivamente notícias de pseudo-escândalos e ditos seleccionados do Presidente do Governo Regional. As televisões pouco transmitem, para além de uma imagens do Carnaval e um ou outro discurso de Alberto João Jardim. Pequenos excertos, intencionalmente “bem escolhidos"...

Muitos continentais confundem o governante com o seu “boneco” do Contra-Informação. Tal é a dimensão do embuste.

A partir desta pouca e seleccionada des(informação) entram em campo os comentadores. São os useiros e vezeiros Vital Moreira, Prado Coelho e Sousa Tavares, todos eles (curiosamente) colunistas do Público. Tratam de “certificar” e credibilizar as mentiras do(s) outro(s) através dos seus doutos e sabedores comentários estejam onde estiverem (no Público, na TVI, nos blogs…).

Que depois se espalham, reflectem e multiplicam construindo uma imagem errada da Madeira aos olhos dos portugueses continentais.

E assim, resta uma pequena aldeia gaulesa, no centro da Gália e rodeada de legiões romanas...


Sem grandes juizos de valor vamos reunir neste blog a informação (contraditória) disponível. Depois, cada um que ajuize.
.

3 comentários:

AA disse...

Bem-vindo às lides blogosféricas.

Do A Arte da Fuga tem um leitor atento.

AA

Arrebenta disse...

Lobo Antunes tem pela frente uma tarefa titânica:
uma lista de espera de 10 000 000 de portugueses,
aos quais irá ter de fazer uma locotomia pré-frontal, de modo a que se esqueçam dos catastróficos anos de 85 a 1995,
como já corre em forma de aforismo,
os anos de
THE GREAT PORTUGUESE DISASTER,
onde uma irrepetível chuva de fundos desencaminhados conduziu o país à ruína agrícola, económica e ao analfabetismo funcional,
remetendo-o para uma irreversível Cauda da Europa,
em arrepiante iminência de bancarrota.

Anónimo disse...

Best regards from NY! hardcore dvd http://www.vegas-hotels-4.info electric wheelchairs Free slot machine strategies dry skin care Kit rack roof Hamilton lakes swim and tennis Webcam sex sites Lasik eye surgery in harrisburg pennsylvania Zocor bulletin boards Is propecia as affective when cut in have